Dicas: a melhor forma de servir uma cerveja

Ok! Temos em mãos a nossa cerveja premium Bamba. E agora? Agora vamos beber, mas com todos os cuidados que um produto que foi elaborado por mestres cervejeiros cuidadosos, experientes e criativos merece. Lembre-se: não vamos jogar nossa cerveja no ralo. E para que isso nunca aconteça, vamos aprender como servir cerveja perfeitamente em 5 passos.

1. O Copo

O ideal é ter o copo proprietário da cerveja que estamos degustando. Nem sempre isso é possível devido aos custos e, principalmente, dificuldade em encontrar. Mas se o copo for apropriado ao estilo da cerveja que estamos degustando, já teremos um bom resultado. O copo deve ser limpo, claro. Mas é fundamental ter sido lavado com detergente neutro, livre de aromas fortes e absolutamente muito bem enxaguado. O resíduo de detergente não deixa que a espuma se forme. Cerveja sem espuma, nunca. Espuma bem formada sempre!

2. A Cerveja

Quanto mais fresca melhor. O termo “fresca” a que nos referimos está no sentido que quanto mais nova melhor. Ou seja, quanto mais próxima da data de fabricação, mais aberta, mais viva estará a cerveja.

Salvo a exceção de algumas cervejas que agüentam guarda – cervejas que evoluem com o tempo.

3. A Temperatura

Estupidamente gelada? Claro que não – a não ser que você esteja degustando uma cerveja ruim. A temperatura deve estar entre 5º e 8º C. Esta faixa média é facilmente aplicada a maioria das cervejas e estilos e principalmente a Bamboa, porém cada estilo tem a sua faixa ideal de temperatura.

4. O Serviço

Na hora de servir devemos ter maestria. Ok, não é preciso exagerar, mas pode-se dizer que devemos ter cuidado – ou contar com sorte em alguns casos. A regra genérica é: despeje um pouco de cerveja para temperar o copo e formar espuma. Depois sirva o restante. Este despejo deve ser em cima da espuma para quebrar as bolhas grandes e compactá-las. Em seguida controle a formação da espuma utilizando a parede do copo. E até onde servir? Até a metade como alguns garçons preguiçosos? Só se você não se preocupa com a aparência da sua cerveja. Como tratamos nossas cervejas com carinho e admiração, enchemos o copo inteiro.

5. A Apreciação

A primeira etapa de qualquer degustação no universo da gastronomia começa com a análise visual. Aqui vamos chamar de apreciar. Se depois desses passos a sua cerveja se encontra: com uma espuma bem formada e compacta; copo servido até a boca; e boa área para a cerveja lhe mostrar o que ela tem a lhe dizer, ótimo! Você conseguiu o copo perfeito! Vamos celebrar e apreciá-la agora e partir pro abraço!

Outras Novidades